Cuidados com a pele – Aprenda a ter uma pele linda todos os dias!

cuidados com a pele
Rate this post

Não seria ótimo se a nossa pele cuidasse de si mesma? Mas não é bem assim que funciona… Dependendo do seu tipo de pele, há muito o que deve ser feito para mante-la saudável e bonita e para isso é preciso adotar cuidados diários com a pele que você irá aprender aqui neste post!

 

Cuidados com a pele

Você sabia que a maioria das mulheres não sabe que tipo de pele tem? Neste artigo, você obterá informações sobre como determinar seu tipo de pele e os cuidados adequados.

Conheça o seu tipo de pele

Pele normal: A pele normal tem uma sensação equilibrada. Ou seja, não é seca nem oleosa ou sensível. 

Pele oleosa: A pele oleosa tende a ter glândulas sebáceas que produzem em excesso o óleo. Este tipo de pele é geralmente herdado geneticamente e é propenso a acne.

Pele seca: A pele seca possui  uma barreira de umidade comprometida. Este tipo de pele é facilmente irritável. A pele seca é mais suscetível ao envelhecimento precoce do que os outros tipos de pele.

Pele mista: Se a sua pele tiver mais de uma textura, seca em alguns lugares e oleosa em outras, é provável que você tenha pele mista. Normalmente, pessoas com pele mista experimentam oleosidade na zona T e secura nas demais partes.

Pele sensível: A pele sensível é propensa à irritação mais do que outros tipos de pele. Se você encontra manchas vermelhas ou brancas na sua pele e ela é mais suscetível à acne, é provável que você tenha pele sensível.

Pele envelhecida: O envelhecimento da pele esta em três fatores determinantes: linhas finas/rugas, manchas escuras e flacidez. A pele seca tende a envelhecer mais rapidamente do que outros tipos de pele e os cuidados com este tipo de pele é semelhante ao da pele seca.

Rotina diária de cuidados com a pele

 

Você conhecerá passo a passo da rotina diária ideal para cuidar do seu tipo de pele! Vamos lá?

Rotina de cuidados para pele Normal

Pela manhã: Lavar com sabonete suave livre de sulfato para não ressecar e tonificar com um tônico sem álcool, depois hidratar usando um hidratante com proteção solar. Procure por um fator de proteção de 30 ou mais e produtos não comedogênicos e específicos para o rosto.

Rotina Noturna: lavar e tonificar com os mesmos produtos de uso matinal. Invista em um creme antioxidante, pois ajudam a nutrir sua pele e melhorar sua defesa.

Rotina de cuidados para pele oleosa

Rotina matinal: Sabonetes sem óleo e sem sulfato, pois eles controlam a oleosidade e ao mesmo tempo reduzem o risco de ressecar a pele. Utilizar um bom tônico sem álcool com ingredientes como hamamélis ou gerânio. Estes ingredientes adstringentes ajudam a limpar e fechar os poros sem desidratar a pele. Hidratar sim! A hidratação é essencial mesmo em pele oleosa. Procure hidratantes sem óleo, não-comedogênicas com efeito mate. Invista também em um bom gel hidratante. Vale também para o protetor solar.

Rotina Noturna: Repita os mesmos processos para lavar e tonificar. Hidrate com cremes que contenham Alfa-hidroxiácidos e beta-hidroxiácidos podem ajudar a diminuir a aparência de poros. Vale usar hidratantes que contenham ácido salicílico ou óleo de melaleuca. Cremes anti rugas com  retinol ajudam a diminuir os poros e transformar sua pele. Como tratamentos adicionais vale optar pela máscara de argila que ajudam a absorver o excesso de oleosidade.

Rotina diária de cuidados com a pele seca

Rotina matinal: Invista em um sabonete suave e um tônico com Aloe Vera e pepino que ajudam a limpar o rosto, mantendo-o hidratado. Invista num hidratante com ativos antioxidantes e um protetor solar com fator 30 ou mais.

Rotina Noturna: Lavar e tonificar como de manhã. Utilizar um hidratante com retinol que ajudará a evitar a formação de linhas finas. Para a área dos olhos, um creme que contenha peptídeos pode ajudar a aumentar a atividade do colágeno. Cremes noturnos com alto teor hidratante com oleo de prímula, óleo de amêndoa doce, óleo de jojoba, óleo de cranberry, fosfolipídios, óleo de borragem ou óleo de semente de rosa mosqueta são boas opções, pois atuam como os lipídios naturais da pele e reforçam a barreira de hidratação da pele.

Rotina diária de cuidados com a pele mista

Rotina matinal: Siga as instruções dadas para pele oleosa para lavar e tonificar. Se isso estiver ressecando demais use algo especifico para pele mista. Hidrate com cremes oil-free para pele mista, invista em um hidratante matificante e protetor solar também.

Rotina Noturna: Lave e tonifique como de manhã. Hidrate com hidratantes com retinol.

Rotina diária de cuidados com a pele sensível

Pele sensível requer o uso de produtos suaves. Invista em produtos hipoalergênicos, pois estes são suaves e não causam irritação.

Rotina matinal: Sabonete suave e tônico sem álcool com ingredientes como chá verde, chá branco, camomila e beta-glucana, pois eles são anti-inflamatórios e ajudam a reforçar o sistema imunológico da pele. Hidratantes sem perfume e hipoalergênico e protetor solar acima de 30.

Rotina Noturna: repetir os passos da manhã usando água fria sempre. Hidratantes com ácido láctico fará bem.

Rotina diária de cuidados com pele envelhecida

Rotina matinal: Siga as instruções dadas para a pele seca. É importante lembrar de estender todos os tratamentos para o pescoço. Hidrate com cremes antioxidantes.

Rotina Noturna: Siga as instruções dadas para a pele seca. Uma boa ideia é consultar um dermatologista para tratamentos mais eficazes para o envelhecimento da pele.

Dicas diárias para todo tipo de pele

  • Lave seu rosto duas vezes por dia;
  • Remova sua maquiagem adequadamente;
  • Hidrate sua pele;
  • Não abuse de chuveiro quente;
  • beba água;
  • Durma 8h por dia se possível;
  • Não esqueça o protetor solar;
  • cuide da alimentação.

Manter sua pele saudável às vezes pode parecer uma tarefa impossível, mas o truque é encontrar o que funciona na sua pele. A pele de todos é diferente e personalizar sua rotina para atender às suas necessidades é uma das etapas mais produtivas que você pode seguir para otimizar sua rotina de cuidados com a pele!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *